sábado, 19 de março de 2011

Ainda não havia postado texto sobre o acidente sofrido em 2009. Ei-lo e as fotos daqueles que cuidaram de mim, em Blumenau.

NADA É POR ACASO---UM ACIDENTE NO PERCURSO

            Tinha o Destino que me entregar nas mãos de pessoas competentes e com e através delas, iniciar uma amizade.
            Assim foi. O dia 28 de janeiro de 2009, dia em que estava com três compromissos... fui a um agendado e ao outro, inesperado, que o Destino me reservou: o leito de um hospital.
            Perto de minha casa --- o atropelamento, que está já sumindo da minha memória, mas o tenho presente nas páginas do livreto que publiquei artesanalmente intitulado “Reveses da vida – Diário de uma dor”.
            O que me leva a citar neste espaço é a oportunidade que a Vida nos dá em conhecer novas pessoas e locais diferentes, sem que a gente se dê conta.
            A fim de que eu pudesse melhorar do problema na minha perna, fui transferida para Blumenau e no Hospital Santa Catarina, conheci a doutora, minha xará, Maura Milano Cucco (foto); o cirurgião Edson Lersch e no tratamento intensivo de hiperox, as criaturas maravilhosas Janaina, Sampaio, Bruno e Ingomar.
            O que é hiperox ou Oxigenoterapia Hiperbárica... “é um procedimento terapêutico, que consiste em respirar oxigênio puro em um ambiente com pressão superior à atmosfera. A utilização de ar pressurizado para fins terapêuticos data do século XVI e o uso medicinal do oxigênio foi relatado pela primeira vez em 1794” (de acordo com o folder). (Em inglês é Seaway Diver, - a câmara hiperbárica--- pois o procedimento se assemelha à descida de um submarino).
            Pois bem, no Hospital Santa Catarina, de Blumenau, onde fiquei a partir da 3ª.feira de carnaval de 2009 a abril do mesmo ano, fiz 39 sessões de hiperox e esse período ajudou na cicatrização da minha perna (foram 4 cirurgias, uma por ocasião do acidente, no Hospital de Caridade, em Florianópolis, e 3 em Blumenau, quando os procedimentos foram feitos para fechar o grande corte).
            Este preâmbulo é para ilustrar que eu precisava passar por isso, pois creio que nunca encontraria essas pessoas que cuidaram de mim se não fosse dessa forma.
            Encontrei na hiperox (fotos) além dos já citados, também o Dr. Roque Marcio G. Angerami e o Dr. Sérgio Adam Mendonça.
            Sempre que se apresenta a oportunidade de uma viagem a Blumenau, por mais rápida que seja, dou um jeito e lá compareço para abraçar meus novos amigos que me deram tanto carinho e não só a mim, mas a todos os pacientes necessitados do tratamento.
            Vi coisas piores do que a minha situação, nem queiram imaginar.
            Senti o meu problema – apesar de muita dor sentida desde o acidente – ser bem menor do que as 5 pessoas que entravam comigo no aparelho, na esperança da cura.
            Sou uma pessoa abençoada, pois com apenas 39 sessões a minha perna melhorou consideravelmente. Soube de pessoas que fizeram mais de 100 sessões!
            O que me sucedeu depois de abril de 2009, conto no livreto, não vale a pena mexer mais nisso.
            Fiquei fora das minhas atividades literárias de janeiro a agosto de 2009. Sinceramente, não vi o ano passar. De repente, a data do acidente completou um ano; agora quando relato: dois anos. O tempo, Senhor da Razão, passa e não nos apercebemos.
            O que antes eu não fazia, faço agora. Caminho todos os dias com a alegria no meu coração, agradecendo a Deus pelos novos amigos, pelo meu filho que cuidou de mim como uma babá, pelos meus irmãos, pelas minhas primas, pelas sobrinhas que se revezavam no hospital e rogo que todos sejam felizes, e para aqueles que abraçaram esta nobre profissão na medicina, na enfermagem e lidam com as mazelas humanas, que a Vida sorria para todos.
            Esse sofrimento passou para a minha história pessoal.
            A história é feita de momentos e os momentos atuais se revelam agora, para mim, muito mais risonhos.
            Assim seja!
            Maura Soares
            Aos 18 de março de 2011, 20.30h

2 comentários:

  1. Oi, muito bacana sua história....compartilho contigo o carinho e dedicação do Dr. Roque, mas em outra situação, ele atendeu meus pai nas 2 semanas que ele ficou na uti, claro q outros médicos também foram muito dedicados, mas ele em especial, é um ser humano iluminado. Tudo de bom pra vc!
    Cristiane F. Thomazelli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, na verdade o dr.Roque era da equipe, mas o médico operador foi o Edson. Dr.Roque foi também muito atencioso comigo,mas o carinho da doutora Maura, minha xará, não tem preço.Obrigada por tuas palavras.
      maura

      Excluir