terça-feira, 12 de abril de 2011

O amor acontece quando tem que acontecer. Carinho não se pede, se doa. A seguir.

CARINHO NÃO SE PEDE

Muitos homens tem a doce ilusão que ao pedir um carinho, esteja recebendo sinceridade.
Nas mais das vezes a mulher, se for a companheira, a esposa, a mulher, a dona de casa, lhe retribui para ficar livre do pedido. Não raras vezes ela está é preocupada com as tarefas que tem que desempenhar nas lidas domésticas.
Assim acontece com muitos casais,  sobretudo com aquelas relações já desgastadas pelo tempo de união. Há casais, no entanto, cujo carinho é diário embora o casamento esteja durando mais de 5 décadas. Já observei casais que são uns pombinhos até na terceira idade, pois o que os levou à união não foi a paixão e sim o Amor.
Amor, este sentimento divino que une os corações.
Amor, cantado em prosa e verso, é confundido com relação sexual, no dizer “vamos fazer amor”. Amor não se faz, Amor é, Amor se completa, Amor se conquista com o carinho, com a compreensão, com o perdão.
Principalmente com o perdão, se um deles erra. Há um ditado antigo que diz que quando um dos dois erra, o outro nunca é inocente.
Há que se rever este conceito. Muitas vezes o homem tem a expectativa de que a mulher não mude, que fique igual em sentimento como quando a conheceu. Mas todos mudam nas suas concepções, principalmente quando se segue a evolução do tempo.
Aquele fogo abrasador do início da relação dura, quando não muito, um ano e sete meses, já ouvi um especialista em relações amorosas falar. Procurei investigar e tive a constatação. Paixão, como se diz, dura pouco.
Depois, a paixão, na relação a dois, com o passar do tempo, dá lugar ao verdadeiro Amor, à compreensão, ao carinho, à ajuda mútua, a um querer compartilhar as tristezas, dividir a dor, unir o trabalho, juntar as alegrias, caminhar lado a lado olhando um para o outro e os dois numa mesma direção.
Carinho não se pede, diz o enunciado deste artigo que me vem de inspiração. Tenho presente este preceito que não se deve  mendigar amor. Quem quiser mendigar “amor” há casas e pessoas especialistas para satisfazer esta expectativa.
Nada como o dia a dia para inflamar um relacionamento.
A vida nas grandes cidades requer das pessoas a paciência, a calma, mas é coisa um tanto difícil de o homem ou a mulher que tem que enfrentar um trânsito confuso, chefes de mau-humor, intempéries, enfim, uma gama de fatores que só com muita, muita paciência mesmo, o individuo chega ao final do dia agradecendo a Deus pelo trabalho desenvolvido e o que mais deseja é chegar em casa, assistir um bom programa na TV ou ficar quieto ouvindo música, tendo o seu jantar e o carinho da pessoa amada.
Porém quando o homem chega em casa após um dia em que tudo pareceu ter dado errado, -  na sua concepção, claro - ,  chega e encontra a cara-metade com cara azeda e nem pergunta “como foi seu dia”, quando a expectativa era outra, o sentimento de frustração aflora e pode até acontecer uma discussão sem necessidade.
Aí é que o Amor é posto à prova. Aí é que reside o companheirismo, o afeto, o desejo de compartilhar.
Há uma frase que diz “eu não posso resolver o teu problema, mas quero ficar ao teu lado e chorar contigo”.
Esta é a verdadeira afeição. Cada qual tem o seu quinhão de cargas a suportar. Deus nunca dá uma carga maior pra ninguém, somente até o limite do suportável.
Que ninguém esbraveje, que todos até agradeçam as dificuldades, pois são através delas que o homem evolui se souber como tratá-las, se souber fazer a leitura de que se está recebendo um contratempo, esta dificuldade tem sua razão de ser.
A cada qual segundo suas obras, diz o preceito divino.
Ninguém pode culpar os outros de suas desditas. Nós somos responsáveis por tudo o que fazemos, desde o levantar da cama pela manhã até o findar do dia, quando as tarefas foram cumpridas, quando o individuo contribuiu de alguma forma para a sua elevação espiritual.
Ninguém deve mendigar amor, repito, isto se conquista em sendo bom, em sendo compreensivo, em sendo honesto, em sendo trabalhador, em não trair seu companheiro de trabalho, em ser fiel aos seus sentimentos para com a pessoa amada, em procurar através do estudo, da leitura de bons livros, o conhecimento intelectual na escalada da evolução.
Amor é isso, é dar e receber. Não se atiram pérolas aos porcos, pois eles não saberão o que fazer com elas. Não se deve dar somente coisas materiais aos seus filhos, aos seus esposos e esposas, pois se você não der um minuto de sua atenção até numa simples pergunta, tudo o que você deu de material cai por terra.
Amar é entender. Amar é, sobretudo, perdoar todas as faltas e, no passar do tempo fazer com que a pessoa amada se sinta rejuvenecida a cada dia com o seu carinho e a sua compreensão.
Amar o Amor. Esta é a Lei.
Maura Soares, aos 23 de fevereiro de 2011, 15.00h.             

Nenhum comentário:

Postar um comentário