quinta-feira, 7 de julho de 2011

Novamente, Emanuel Medeiros Vieira, ilumina este blog com "Afeto".



Foto minha em Balneário Camboriú, verão 2010, também publicada no Jornal Noticias do Dia, Florianópolis,SC.

 AFETO

 Emanuel Medeiros Vieira

“Se não for pela poesia, como crer na eternidade?”
(Alphonsus de Guimaraens Filho)
                                                           
Sobra este afeto
(a muralha que me resta).
   
Sim, é este patrimônio que me cabe-
          sem valor contábil,
          o que amo,
contra o ruído, o mal e a bofetada.
                           
Tribo perdida,
só queremos saber de nós mesmos.
                                                           
Minha verdadeira cidadela é o território dos afetos.
transformado estou: no guerreiro que não me 
imaginava mais, exaurido: ainda assim combatente.
                                                     
Restaurado o menino que viu a regata:
é esta matéria mnemônica que tento re-fundar  aqui,
papel em branco, nova manhã.

O latim do colégio ensinava que “recordar” vem de:
                                                                          “recordis”:
tornar a passar pelo coração.
(A poesia perpetuará esta fugaz manhã, despistando a
                                                                                 morte?),
vem, menino, sossega o coração na manhã azul,
me legitima na palavra escrita,
eterniza  o  poema para os que vierem depois:
é minha oferenda (o sentido desta peregrinação).
                                                                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário